Reflexões sobre ministrar aulas de biológicas em tempos de pandemia: um estudo de caso

Lima, Anderson Mateus Paz

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo geral de compreender os desafios e as necessidades de docentes de Ciências e Biologia, de duas cidades do sertão paraibano, Itaporanga-PB e Olho D´agua-PB através do ensino remoto emergencial e de propor soluções para os possíveis problemas. A metodologia foi desenvolver a partir de um questionário através de pesquisas sobre o ensino remoto emergencial, para que os professores respondessem quais suas dificuldades, desafios, satisfação e insatisfação com esse novo método de ensino, a fim de saber o que o professor enfrenta cotidianamente diante das aulas online durante a pandemia e procurar possíveis soluções para os problemas encontrados, o objeto de estudo dessa pesquisa foi o formulário respondido pelos professores que foi disponibilizado através de um link pelo WhatsApp e e-mail onde direcionavam os participantes da pesquisa para um questionário do Google formulários no mês de março de 2021. Os resultados apresentam como desafios principais a falta de interação do aluno, falta de internet de qualidade, falta de recursos necessários dos alunos e também dos docentes, falta de comprometimento dos alunos e motivação dos seus pais e responsáveis e por último manter-se motivado. Com base nessas respostas e resultados apresentamos os principais problemas e as possíveis soluções que envolvem acompanhamento psicológico aos professores e alunos, preparação dos mesmos para o uso das novas tecnologias, criatividade, flexibilidade por parte dos professores para com os alunos, a fim de inserir todos no plano de estudo e melhorar o entrosamento de ambos. A pesquisa contribuirá com a comunidade acadêmica, no sentido de oferecer maiores reflexões sobre a temática.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.