ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS GOOGLE EM SALA DE AULA A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS E PROCESSOS SIGNIFICATIVOS DE APRENDIZAGEM

OLIVEIRA, AUGUSTO SÉRGIO BEZERRA DE

Resumo

A dinâmica do aprendizado no contexto educacional tem passado por muitas transformações, sobretudo no que diz respeito ao uso de ferramentas Google como artifício potencializador do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo tem como principal objetivo fomentar a utilização de recursos Google para a construção de planos educacionais, desenvolvendo estratégias de organização, realização e avaliação da aprendizagem dos alunos a partir de ferramentas e recursos digitais. Para consolidação da pesquisa, atividades foram desenvolvidas a partir de um ciclo de oficinas onde os alunos foram instigados a realizar um planejamento didático-pedagógico enfatizando a importância do uso de recursos do Google como uma forma de metodologia ativa em sala de aula. As oficinas foram divididas e organizadas em quatro etapas, onde a primeira oficina consistiu na apresentação, caracterização e explicação das principais ferramentas e recursos do Google; Sequencialmente procedeu-se com a contextualização dos recursos Google que podem ser utilizados dentro da perspectiva dos Multimeios Didáticos; na terceira etapa foi realizada a elaboração de um plano educacional e determinação da metodologia de aplicação e por fim, ocorreu a consolidação dos planos produzidos com exposição em formato de seminários.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.