Relato de experiência em educação ambiental: ações didáticas no Projovem Campo

GOMES, Josileide Carmem Belo

Resumo

O presente estudo consiste no relato de experiência docente desenvolvida na turma do Programa Projovem Campo Saberes da Terra, da cidade de Arara – PB. Programa esse que oferece escolarização dos anos finais do Ensino Fundamental atrelado a qualificação profissional inicial à jovens residentes em áreas rurais. A escolha da temática da educação ambiental foi motivada pela sua importância para a qualidade de vida da geração atual e das gerações futuras, sobretudo, no que se refere a sustentabilidade. Tivemos como principal objetivo analisar como os alunos do referido programa compreendem a educação ambiental e o meio ambiente em seus diversos aspectos, além de identificar práticas de preservação do meio ambiente adotadas pelos mesmos e analisar como a realização do teste da Pegada Ecológica os auxiliou no processo de conscientização ambiental. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos uma sequência didática sobre educação ambiental e meio ambiente, fazendo uma abordagem da problemática ambiental da Amazônia brasileira e a correlação com a realidade dos alunos no campo, ancorado aos estudos de Caldart (2003), Jacobi (2003) e Reigota (2017). De acordo com Gil (2008), a pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo classificada por Thiollent (1988) e Fonseca (2002) como uma pesquisa-ação, pelo constante envolvimento da pesquisadora com o problema e os envolvidos na pesquisa. Ao desenvolver a sequência didática foi possível constatar que os alunos possuíam conhecimentos prévios sobre a temática, no entanto, não conseguiam correlacioná-los com a problemática e, também, não tinham noção do impacto das ações humanas na natureza. Algo que foi trabalhado, debatido e socializado como forma de desenvolver uma consciência ambiental mais profícua e duradoura.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.