O uso dos recursos educacionais digitais (RED’s) como ferramenta promotora nas aulas de matemática do ensino médio: desafios e possibilidades

Dias, Richelle Kehrle de Paula

Resumo

Este trabalho é uma revisão bibliográfica, de caráter exploratório e qualitativo, produzido através de material já publicado nos últimos 10 anos, que faz uma análise acerca das contribuições e desafios da utilização dos Recursos Educacionais Digitais (RED’s) nas aulas de Matemática. Os RED’s são ferramentas digitais, tais como: softwares, aplicativos, jogos, repositórios com fins educacionais utilizados pelo professor visando a uma maior interação e qualidade do ensino e aprendizagem, tendo em vista que atualmente os professores precisam utilizar os recursos tecnológicos para inovar e desenvolver seus trabalhos. Através das experiências relatadas nos artigos estudados, podemos verificar que algumas dificuldades foram encontradas, tais como, o pouco ou nenhum acesso à internet, sendo esta a mais recorrente; a falta de infraestrutura dos ambientes escolares para oferecer tais atividades; a necessidade de se ter familiaridade com as ferramentas digitais; e a importância de uma formação de professores para melhoria da realização das atividades. Verificou-se também que, apesar dos desafios enfrentados, alunos e professores concordam que a utilização das RED’s em sala de aula, seja de forma remota ou presencial, é uma excelente aliada para desenvolvimento das competências e habilidades e para melhoria do ensino e aprendizagem.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.