“Utilização das TDICs nas aulas de Ciências e Biologia da rede pública de ensino de Paulista (Paraíba, Brasil) antes e durante a pandemia da COVID-19”,
Cruz, Renata Drummond Marinho
Oliveira, Jean Carlos Dantas de
Alves, Ana Claudia Firmino
Resumo
A Pandemia do Novo Coronavírus trouxe sérias mudanças para todos os setores da sociedade, incluindo a Educação, que era predominantemente presencial e passou a ser remota para se adaptar a nova realidade. Ao mesmo tempo, revelou uma série de dificuldades estruturais e históricas, especialmente naquelas regiões menos desenvolvidas economicamente. Pensando nisso, realizou-se uma pesquisa com professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino do município de Paulista, Sertão do estado da Paraíba, visando analisar a utilização de Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC‟s). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, fruto de um questionário online com 22 questões que buscaram elucidar o perfil docente e o emprego das TDCI‟s antes e durante a pandemia. Nenhum professor entrevistado havia participado de qualquer formação para uso de TDIC‟s antes da pandemia. Quando a pandemia se instalou, metade dos professores relatou ter participado de alguma formação sobre o tema como preparação para início das aulas remotas. Os resultados deixaram claro que antes da pandemia os recursos digitais mais explorados pelos professores em suas aulas eram a plataforma “Youtube”, “os navegadores de acesso a internet” e os “softwares de apresentação”, notando-se uma grande diferença nesse quesito após o início da pandemia, com novos recursos ganhando destaque em utilização, como o “Google sala de aula” e o “Google meet”, além de aplicativos de redes sociais, a citar o “Whatsapp”. Esses recursos apresentaram uma nova gama de possibilidades de interação entre alunos e professores. Esses professores afirmaram utilizar com frequência também, jogos didáticos específicos dessas disciplinas. Entre as dificuldades do ensino remoto, esses professores enfatizaram a falta de acesso à internet de qualidade por estudantes e professores, a dificuldade de se produzir conteúdo e a capacitação docente muitas vezes insuficiente. Nesse momento vivenciado pelo país e por toda a Educação básica, percebe-se a necessidade de se capacitar continuamente os professores para que esses lidem com o avanço da tecnologia e corrigir problemas básicos estruturais vivenciados pela população mais pobre, dando-lhes condições de inserção e acesso ao ensino remoto.
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