Abordagem fitoterápica nas aulas de botânica do ensino médio e resgate de saberes: uma revisão bibliográfica
SANTOS, Maria Jéssica Soares
Resumo
O resgate e a valorização dos saberes populares nas aulas de Biologia, diante das temáticas que envolvem a fitoterapia, podem tornar-se fator contribuinte para o desenvolvimento de práticas educativas mais próximas dos alunos e da comunidade escolar. A problemática deste estudo baseia- se na necessidade de que os docentes da disciplina priorizem metodologias que despertem o interesse dos educandos em relacionar o que está sendo aprendido, com os conhecimentos que eles já trazem para a sala de aula por meio de suas vivências, com o intuito de formar integralmente alunos atuantes e críticos quanto ao que é mediado. O presente estudo, por meio da revisão de literatura, tem como objetivo principal refletir a respeito dos usos, práticas e da importância da fitoterapia e sua inserção no ensino de Biologia nas turmas do Ensino Médio das escolas públicas. Tratando-se dos objetivos específicos busca- se: realizar um resgate histórico quanto aos conhecimentos relacionados à fitoterapia pelas civilizações; compreender como ocorre o processo de resgate dos saberes tradicionais sobre as características fitoterápicas das plantas na vida dos sujeitos e, por fim, entender a importância da inserção nas aulas de Biologia no Ensino Médio da abordagem fitoterápica das plantas. Este estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica, com enfoque na análise de documentos e bibliografias correlatas à temática pesquisada, para posterior análise das informações obtidas. Pode- se perceber que é imprescindível que o ensino de Botânica no Ensino Médio utilize metodologias inovadoras e práticas, na busca por estratégias que estimulem o interesse e a superação dos desafios encontrados no contexto escolar.
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