ABORDAGEM DE POLÍGONOS COM MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS:

CALDEIRA, Daniel de Sousa

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a abordagem de uma situação de ensino envolvendo polígonos com o auxílio de materiais didáticos manipulativos, Origami e Tangram, visando o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos do 6° ano do ensino fundamental. Tendo sido fundamentado em Lorenzato (1995, 2006, 2008) e Passos (2006) para o uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino da matemática; e em Costa e Câmera dos Santos (2016, 2017) para o desenvolvimento do pensamento geométrico, de acordo com Van Hiele. Foi adotada uma abordagem qualitativa por buscar coletar dados não mensuráveis, e configurou-se como uma pesquisa descritiva por descrever características dos sujeitos da pesquisa e resultados. Ainda se enquadra como pesquisa de campo, já que foi buscado analisar os efeitos provocados por uma situação de ensino diretamente com o público alvo em que a temática trabalhada é abordada. A situação de ensino foi adaptada de Imenes (1988) e Omura (2012) e aplicada para 17 alunos de uma turma de 6° ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de Monte Horebe-PB. Verificamos que a abordagem adotada, além de tornar as aulas dinâmicas e atribuir significado aos conceitos geométricos trabalhados, promoveu a interação e o desenvolvimento do pensamento geométrico, quesito essencial na sala de aula de matemática. Além de ter sido proporcionado momentos de investigação e de desenvolvimento da criatividade.

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