DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS COM FOCO NA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS
LOPES, Joelma Alves da Silva
Resumo
É cada vez mais crescente o número de alunos com deficiência em salas comum de ensino, dentre eles alunos com o Transtorno do Espectro Autista, por outro lado, os estudos apontam que ainda existe lacunas na formação de professores sobre o ensino de Matemática inclusivo, uma vez que os docentes, muitas vezes, não se sentem preparados para lidar com alunos que precisam de uma maior assistência. Nesse estudo buscamos identificar quais os principais desafios que os professores enfrentam, bem como as estratégias adotadas por eles, para ensinar Matemática para alunos autistas. Para atingirmos o objetivo pretendido, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho exploratório. Participaram da pesquisa cinco professores de Matemática que lecionam na Educação Básica e que possuem entre 9 anos a 19 anos de carreira docente. A partir das orientações da produção dos dados, por meio de um questionário, os resultados se sustentam em três categorias principais: 1) Formação de professores na perspectiva inclusiva; 2) Desafios docentes no ensino de Matemática para alunos autistas e 3) Estratégias docentes no ensino de Matemática para alunos autistas. De acordo com o estudo, evidenciamos que um dos maiores desafios enfrentados pelos docentes é a falta de formação adequada para ensinar Matemática para alunos com autismo, pois eles necessitam de metodologias e estratégias de ensino que colaborem com seu desenvolvimento e aprendizagem. Ressaltamos a necessidade de incluir no currículo das licenciaturas, disciplinas que discutam a educação inclusiva e apontem estratégias para o desenvolvimento de atividades que favoreçam a aprendizagem superando as dificuldades. A escola como espaço de produção e socialização de conhecimentos precisa estar preparada para acolher, sem distinção, a todos, e os professores são atores imprescindíveis nesse processo.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.