APLICAÇÃO DE JOGO PEDAGÓGICO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO FUNDAMENTAL II

DANTAS, Wallysson José Ramos

Resumo

As dificuldades que envolvem os alunos em aprender Matemática provocam um questionamento sobre o ensino e aprendizagem dessa disciplina. Na verdade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é preciso encontrar formas que venham contribuir com o ensino a partir da orientação necessária no sentido de estimular o estudante a desenvolver a capacidade e a habilidade da aprendizagem de conteúdos matemáticos. A aprendizagem por meio de jogos (se forem utilizados de forma bem planejada) torna-se um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. Por meio dos jogos que os alunos podem adquirir e aprofundar seus conhecimentos através de três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas, que são: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais. O objetivo dessa pesquisa foi analisar as dificuldades apresentadas na disciplina de Matemática dos alunos do 9º ano “C” da Escola Municipal Marlene Alves na cidade de Pilõezinhos – PB. Teve como participantes do universo dessa pesquisa, 18 alunos do Ensino Fundamental II, distribuídos por grupos. Através das observações das dificuldades buscou-se uma alternativa para tornar o estudo da disciplina mais natural. Sendo esta alternativa o jogo pedagógico na Matemática: revezamento 6 por 10 km: os 10 km da Matemática. As informações foram organizadas e analisadas com base nas resoluções das questões propostas pelo jogo. Os resultados apontam que ensinar matemática é sempre um grande desafio para os professores e eles devem encontrar meios para vencer esses desafios, através de métodos adequados que ajude o estudante a compreender os conteúdos ensinados em sala de aula. Conclui-se que a partir do jogo como ferramenta pedagógica, os alunos tiveram um melhor rendimento e maior interesse pela disciplina da Matemática. O objetivo foi alcançado, pois quando os desempenhos dos anteriores ao 3º bimestre foram comparadas percebeu-se uma melhora significativa. Enfim, constatou-se que o jogo não teve aspectos negativos. Muito pelo contrário, só positivos. Os alunos saíram dessa “aula jogo” muito melhores do que quando entraram nela. Com mais aprendizado, dominando bem os assuntos que ali foram abordados, que foram fatoração e equação do 2º grau.

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