PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA - EXPLORANDO PROPOSTAS PARA A SALA DE AULA
DELMIRO, Erik de Araújo
Resumo
Nas últimas décadas observamos mudanças curriculares, sociais e comportamentais com implicações e constantes desafios para o ensino da Matemática, nos levaram a refletir que existe uma busca constante de melhorias nas ferramentas metodológicas. O objetivo da nossa pesquisa é apresentar sugestões de atividades sob a ótica da utilização de Materiais Didáticos Manipuláveis, no intuito de oferecer a graduandos de licenciatura ou professores atuantes no processo de formação continuada formas de implementação desta metodologia em suas aulas. Apresentamos algumas reflexões sobre a importância deste recurso na formação de professores de Matemática, com ênfase sobre a utilização de materiais didáticos de manipulação e até que ponto considera-se viável a sua aplicação. Buscamos refletir sobre a capacitação docente como um recurso indispensável na melhoria da qualidade do ensino, focamos no processo da formação inicial e continuada, na busca por atualizações. Explorando propostas didáticas com uso de materiais didáticos e mediadas pelo professor de Matemática de forma lúdica, criativa e investigativa.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.