A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO COMO MATERIAL DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de

Resumo

Esta pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso realizado em uma escola da rede privada de ensino. O objetivo geral da pesquisa é analisar a eficiência de um jogo matemático na aprendizagem dos alunos e na formação de sua Educação Financeira. Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se: descrever as contribuições da atividade lúdica no ensino da Matemática; demonstrar a importância do professor na escolha do jogo apropriado; relacionar a Matemática Financeira com Educação Financeira; propor um jogo de Matemática que contemple a ideia de finanças; e auxiliar na construção da Educação Financeira durante a atividade lúdica. A construção desse trabalho se justifica à medida que atividades lúdicas representam uma tendência na Educação Matemática, através dos jogos os alunos podem melhorar a aprendizagem de um conteúdo, interagir socialmente com outras pessoas, desenvolver habilidades de tomada de decisão e adquirir motivação e confiança. Por sua vez, as escolas devem fornecer as bases teóricas necessárias para que os alunos se tornem adultos com uma Educação Financeira solida, e que saibam empregar seus recursos financeiros de forma consciente. Na análise dos dados, utilizou-se um Material Didático Manipulável com a temática de finanças e elaborou-se um jogo matemático, que foi aplicado com 20 alunos da turma do 7° ano do ensino fundamental II. Os dados foram coletados por meio da abordagem qualitativa descritiva, em que se utilizou questionários elaborados pelo pesquisador contemplando aspectos mais relevantes na prática da atividade lúdica e na Educação Financeira. As questões foram formadas por meio de escala nominal e escala Likert de 5 pontos, além disso os alunos responderam um questionário aberto em que puderam descrever a sua experiência na atividade desenvolvida no laboratório de pesquisa do colégio. Podemos inserir o trabalho como exploratório, pois a delimitação da problemática tem foco em fornecer uma proposta de melhoria nos recursos didáticos do professor de Matemática. Ao final ficou comprovado que a prática lúdica melhora o relacionamento com a Matemática, gera motivação e interação, auxilia no ensino e a revisão dos conteúdos e, também, na tomada de decisão e proporciona a construção da Educação Financeira por meio de uma aprendizagem com significado.

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