HISTÓRIAS, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

NETO, Antônio Dantas

Resumo

Uma das formas de compreender o fazer e saber docente dos professores é através das narrativas de suas histórias no cotidiano da sala de aula. Nesse texto apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou conhecer histórias, vivências e experiências de professores de matemática que atuaram nas décadas de 1980 e 1990 no município de Campina Grande, PB. Para o embasamento teórico da investigação foram utilizados os estudos de Maurice Tardif, sobre a os saberes docentes, de Michel Huberman, sobre o ciclo profissional da carreira docente e de Dario Fiorentini, sobre as concepções relativas ao ensino de matemática. A investigação se configurou como uma pesquisa participante, qualitativa e teve a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os colaboradores foram dois professores de matemática que atuaram nas duas últimas décadas do século XX em Campina Grande. Os resultados indicam uma prática de ensino de matemática voltada para a preparação para os vestibulares, marcada pela disputa de poder entre os professores e delineando aspectos metodológicos no ensino de Matemática. Também ficaram evidenciados traços de uma maior importância conferida ao professor no período em análise além da concepção de maior facilidade para o exercício da docência tendo em vista uma maior responsabilidade dos discentes com as atividades escolares.

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