Métodos resolutivos das equações cúbicas

Abreu, Fábio Batista de

Resumo

No presente trabalho, aprofundamos no estudo dos métodos de solução das Equações do Terceiro Grau, realizado após ter identificado que os livros didático, especialmente os do ensino médio, são desprovidos de uma sequência logicamente estruturada sobre as definições e propriedades específicas que constituem estes conteúdos, com isso, a elaboração de uma complementação teórica mais significativa foi buscada, com intuito de conceder um estudo característico e mais específico sobre esse assunto, mostrando alguns dos contextos históricos, definições primordiais e também os principais métodos resolutivos. O problema norteador da pesquisa, é a falta de um conteúdo com sequência lógica e específica, tratando-se de equações cúbicas nos livros do Ensino Médio. O objetivo geral do trabalho é trazer métodos algébricos que possam solucionar problemas de equações cúbicas com coeficientes reais cujas raízes são todas irracionais que possa ser apresentado no Ensino Médio. Os objetivos específicos são, trazer um contexto histórico sobre as equações cúbicas, entender e exemplificar os métodos de Cardano e Viete, utilizados para solução das equações do terceiro grau. Sendo assim, o presente trabalho, com os dados apresentados notamos que poderia torna-se necessário que contém os contextos históricos e os dois métodos resolutivos para solucionar problemas de equações cúbicas, com uma sequência didática mais lógica, apresentada no trabalho , pois, é um conteúdo que têm um significado e importância inestimável, mas, não é encontrado nos livros do Ensino Médio. Dessa forma, recorremos a uma pesquisa de caráter qualitativa e de natureza básica, pois busca o aprofundamento em um determinado conteúdo. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória, bibliográfica porque a pesquisa foi desenvolvida com base em materiais que já existiam, e exploratória, pois buscava uma maior familiaridade com o problema.

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