RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: uma prática desafiadora em meio a pandemia

Bezerra, Nivândia Maria

Resumo

O estágio supervisionado é uma atividade curricular dos cursos de licenciatura e compreende o desenvolvimento de atividades teórico-práticas, podendo ser realizado no próprio IFPB ou em instituições de caráter público devidamente conveniadas a esta Instituição de ensino. A matrícula do discente para o cumprimento do estágio curricular supervisionado deverá ser realizada na Coordenação de Estágios (CE), durante o ano letivo. Dessa forma, objetivou-se desenvolver o Estágio Supervisionado II de maneira remota e descrever os resultados desse processo analisando como prática desafiadora profissional em meio a pandemia. A inesperada pandemia trouxe situações que de certa forma contribuíram para os alunos, professoras e estagiárias se reinventarem com as novas tecnologias, onde contemplou a todas as classes sociais presente em sala de aula virtual. Dessa maneira, utilizou-se de diversas estratégias de ensino como Poll Everywhere, Google Forms, Thinglink, Word Wall e Podcast. Por conta da própria estrutura da estratégia, o Thinglink se apresentou como mais eficiente, até porque, foi uma estratégia “nova” para eles, e com isto, mesmo de forma simples e esvaziada, a participação dos alunos se deu de forma eficaz. A dificuldade foi apresentada por conta daqueles alunos que não dispunham de equipamentos, internet e interesses nas demais aulas da grade curricular. No entanto, deve-se ter um maior comprometimento do poder público em colaborar com a internet e equipamentos tecnológicos como notebook pela amplitude da tela diminuindo os problemas visuais e auditivos, facilitando o manuseio de qualquer plataforma digital ou programas de escrita e leitura. E disponibilizar recursos para os professores como: celulares, tablets, internet, notebook, capacitações sobre ferramentas digitais e criação de jogos educativos. Isso mostra o quanto desafiador foi o Estágio II, porém não o desvaloriza por ser online, ao contrário instigou a estagiária a buscar novos meios para atrair a atenção dos alunos e sua permanência na sala virtual e nas atividades propostas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.