SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR 1: UM ESTUDO DE CASO

MELO, Samara Maria Souza

Resumo

O presente trabalho colaborar com a formação dos professores de matemática no ensino superior, em relação as suas práticas pedagógicas. Percebendo que as Metodologias Ativas (MA) possibilitam ao aluno um protagonismo no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo a capacidade crítica, reflexiva e investigativa a partir da interação com outros alunos e professor, surgiu um interesse em analisar a aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino de Álgebra Linear 1. Deste modo, laboramos a questão norteadora: quais os possíveis impactos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos podem ser verificados com a aplicação da sala de aula invertida na disciplina de Álgebra Linear 1? O objetivo geral do trabalho é realizar o estudo de caso da aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino de Álgebra Linear 1 para analisar os impactos do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para isto, é apresentado um recorte histórico sobre as MA, é exibido resumidamente algumas estratégias de ensino das MA, é conceituado a sala de aula invertida e suas etapas, é realizado uma revisão de literatura sobre a utilização de MA no ensino de matemática e é executada uma observação parti- cipante da aplicação da sala de aula invertida, a partir da qual foi realizada a coleta de dados. A sala de aula invertida foi aplicada na turma de Álgebra Linear 1, período 2020.2, do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPB, Campus Campina Grande, na moda- lidade remota, sendo esta disciplina ofertada conjuntamente com o Curso de Licenciatura em Física do mesmo Campus. Como ambiente virtual foi utilizado a plataforma digital Google Sala de Aula (GSA), na qual foram disponibilizados os vídeos no formado de Slides Narrados (SN). Os slides em formato PDF e listas de exercícios foram ofertados através do site Joab Silva Professor ), além de sugestões de vídeos complementares para os alunos. A aplicação da sala de aula invertida ocorreu em 5 (cinco) encontros nos quais foram trabalhados os conteúdos de produto interno, norma e propriedades, ângulo entre dois vetores e ortogonalidade, processo de ortogonalização de Gram-Schmidt e complemento ortogonal. Nos encontros síncronos, realizados com o au- xílio da plataforma digital Google Meet, foram realizadas as discussões sobre o conteúdo e questionamentos/provocações propostos nos SN, além da resolução de problemas, alguns propostos também nos SN e outros propostos nas listas de exercícios. A coleta e análise de dados se deu por meio da observação participante dos 5 (cinco) encontros síncronos, das falas dos alunos e do professor a partir das interações nas discussões realizadas durante os encontros síncronos. A partir da análise dos dados, podemos constatar a existência da interação entre aluno-aluno e aluno-professor no que diz respeito aos conteúdos aborda- dos, e a dificuldade de alguns alunos em acessar o material com antecedência o fez com que a discussão no momento síncrono não envolvesse todos os alunos.

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