SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR 1: UM ESTUDO DE CASO
MELO, Samara Maria Souza
Resumo
O presente trabalho colaborar com a formação dos professores de matemática no ensino superior, em relação as suas práticas pedagógicas. Percebendo que as Metodologias Ativas (MA) possibilitam ao aluno um protagonismo no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo a capacidade crítica, reflexiva e investigativa a partir da interação com outros alunos e professor, surgiu um interesse em analisar a aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino de Álgebra Linear 1. Deste modo,
laboramos a questão norteadora: quais os possíveis impactos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos podem ser verificados com a aplicação da sala de aula invertida na disciplina de Álgebra Linear 1? O objetivo geral do trabalho é realizar o estudo de caso da aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino de Álgebra Linear 1 para analisar os impactos do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para isto, é apresentado um recorte histórico sobre as MA, é exibido resumidamente algumas estratégias de ensino das MA, é conceituado a sala de aula invertida e suas etapas, é realizado uma revisão de literatura sobre a utilização de MA no ensino de matemática e é executada uma observação parti- cipante da aplicação da sala de aula invertida, a partir da qual foi realizada a coleta de dados. A sala de aula invertida foi aplicada na turma de Álgebra Linear 1, período 2020.2, do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPB, Campus Campina Grande, na moda- lidade remota, sendo esta disciplina ofertada conjuntamente com o Curso de Licenciatura em Física do mesmo Campus. Como ambiente virtual foi utilizado a plataforma digital Google Sala de Aula (GSA), na qual foram disponibilizados os vídeos no formado de Slides Narrados (SN). Os slides em formato PDF e listas de exercícios foram ofertados através do site Joab Silva Professor
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.