A Professora De Matemática Em Início De Carreira: Desafios E Enfrentamentos

SILVA, Raquel Juvêncio da

Resumo

Este estudo relata os resultados de uma pesquisa com professoras de Matemática que teve como foco principal de estudo o processo de iniciação à docência e de desenvolvimento profissional, quando as professoras recém-formadas em Matemática iniciam suas carreiras. O objetivo deste trabalho é relatar as dificuldades enfrentadas das profissionais professoras de Matemática em início de carreira. O estudo objetivou-se a partir de inquietações referentes à atuação inicial de professoras de Matemática frente aos desafios referentes ao início de suas carreiras docente, que é quantificado pelo período dos três primeiros anos da profissão, no qual se começa a delinear um modo particular e pessoal de ser professor que poderá acompanhar a iniciante ao longo de toda a sua trajetória docente, sendo esse período decisivo para a permanência ou não dentro da profissão. Essa fase inicial é caracterizada por dois estágios: o da “sobrevivência”, e o da “descoberta” (HUBERMAN, 1995). A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo uma fonte direta de coleta de dados, sendo nós, os pesquisadores/investigadores, como instrumento de leitura e análise dos dados. Os resultados obtidos são de natureza descritiva, contento interpretações sobre as concepções dessas professoras sobre início da carreira e suas práticas pedagógicas, sobretudo, a análise adveio por meio de questionários. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado a quatro professoras em início de carreira, licenciadas em Matemática. Os resultados têm consonância com os elementos teóricos já estabelecidos. Dentre os elementos mais significantes apontados pelas professoras, destacam-se, a insegurança, o medo de fracassar e a necessidade de estudar mais.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.