PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ESTUDO DE MODELO DE CASA POPULAR SUSTENTÁVEL ADAPTADA ÀS CONDIÇÕES BIOCLIMÁTICAS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO.

FEITOSA, MARIA CAROLINE SILVA

Resumo

A demanda habitacional é um problema persistente no Brasil, onde há um grande número de cidadãos que não possuem moradia. Para a solução deste problema, foram criados vários programas habitacionais, sendo o maior deles o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, porém, apesar de abranger todo o território nacional, a qualidade das habitações populares ofertadas ainda é questionada por estudiosos, devido à falta de conforto ambiental, principalmente. Esse problema se agrava no semiárido brasileiro, região de clima quente e seco, com pouca incidência de chuvas, onde o clima influencia diretamente a qualidade de vida da população. Frente a isso, este artigo tem como objetivo montar uma atividade de pesquisa como intervenção pedagógica para o curso Técnico em edificações no qual os alunos participantes irão desenvolver um modelo construtivo básico de residência popular adequado para o semiárido do Nordeste brasileiro a partir do uso de estratégias sustentáveis de aproveitamento da água da chuva, de conforto térmico e uso de energia renovável. Para isso, esta pesquisa está dividida em três etapas: a formação do grupo de pesquisa, a pesquisa bibliográfica e desenvolvimento da solução projetual, esta última fase será composta por todas as etapas projetuais desde o estudo preliminar ao projeto executivo. Durante todo o desenvolvimento da pesquisa os alunos serão avaliados de forma contínua e individual, considerando participação e desenvolvimento dos conteúdos no decorrer do projeto de pesquisa e evolução individual do aluno. Como resultado, espera-se que o estudo contribua na preparação dos profissionais para atuar no mercado construtivo da região onde estão sendo formados, por conhecerem o clima, cultura e outras características locais, será mais fácil adaptar seus projetos, fornecendo aos usuários opções mais eficientes e econômicas (por usarem técnicas comuns na região). Esse estudo também visa contribuir para uma melhor qualidade da construção de conjuntos de casas populares, visto que isso é um déficit comum nos programas habitacionais desenvolvidos no Brasil. Pode-se afirmar que a pesquisa cumpre seu objetivo e demonstra que é possível voltar a formação profissional para práticas que beneficiem a sociedade e mostrar a realidade local dentro da profissão.

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