O concreto, o abstrato e a trigonometria no livro de matemática

Sá Neto, José

Resumo

A presente pesquisa apresenta uma reflexão teórica sobre os conceitos de concreto e de abstrato no âmbito da construção de conhecimentos, especialmente no que se refere ao conhecimento matemático. Por consequência, adentra em reflexões sobre o processo de aprendizagem da matemática na escola, tomando como análise o texto do livro didático e como tema a Trigonometria. A pesquisa teve o objetivo de investigar relações entre o concreto e o abstrato no âmbito do conhecimento trigonométrico da educação básica. Como bases teóricas foram utilizados trabalhos como os de Ilienkov(1960), Soares (2015), Devlin (2006), Giardineto (1999), dentre outros. A perspectiva metodológica foi centrada num aprofundamento teórico sobre a relação do concreto e do abstrato nos processos de construção de conhecimento, seguida de uma análise de um livro didático do ensino médio com vistas a observar aspectos de concretude e de abstração. A reflexão teórica indicou a importância da relação entre concreto e abstrato para a compreensão do objeto em estudo. No contexto da matemática emergiu a relevância do processo de representação dos seus objetos para que estes possibilitem o diálogo entre a concretude e a abstração. A análise do livro didático indicou a predominância de aspectos abstratos para o estudo da trigonometria, necessitando-se, assim, de um cuidado especial do professor no processo de ensino.

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