Abordagens etnomatemáticas: entre a educação e a cultura
Dantas, Wanessa Gomes
Resumo
Este trabalho explora as abordagens Etnomatemáticas e sua interseção com a educação matemática e a cultura, reconhecendo sua profunda influência contextual. Neste sentido, sua problemática orbita em entender como se categorizam as principais contribuições da Etnomatemática, tanto no campo de pesquisa como instrumento de ensino e aprendizagem. O objetivo geral desta investigação consiste, portanto, em realizar uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos, evidenciando os conceitos e fundamentos da Etnomatemática. Como objetivos específicos, definimos: i) realizar leitura e revisão das teorias relacionadas à Etnomatemática; ii) propor uma categorização de apresentação da Etnomatemática, com base em sua epistemologia e aplicações; iii) organizar os artigos selecionados dentro das categorias propostas. Para embasar teoricamente esta pesquisa, utilizaram-se os principais alicerces teóricos de D'Ambrosio na teoria da Etnomatemática, seguido do apoio da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e das contribuições de Knijnik, além de outros estudiosos de mesma importância. A metodologia adotada, emprega uma revisão sistemática de artigos na Base de Dados Nacional Científica (SciELO Brasil), utilizando métodos qualitativos para a seleção de estudos por descritores nos campos de título, resumo e palavras-chave. Os artigos selecionados foram produzidos entre os anos de 1999 e 2022. Discute-se, nesta pesquisa a importância da valorização da diversidade cultural no contexto do ensino da matemática, enfatizando o papel ativo dos alunos na construção do conhecimento matemático. Por fim, esta pesquisa permitiu identificar a abrangência e a variedade dos conhecimentos matemáticos encontrados em distintas culturas ao redor do mundo, destacando a importância fundamental de reconhecer e valorizar a multiplicidade de abordagens e perspectivas no campo da matemática e seu ensino.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.