ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Silva, Vinícius Damião Freire da
Resumo
O curso de licenciatura em Ciências Biológicas é oferecido pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Cabedelo, possui componentes curriculares essenciais para a formação de profissionais, com ênfase nos estágios supervisionados, possibilitando que o licenciando possa vivenciar a experiência em sala de aula, aproximando da realidade escolar, estimulando o desenvolvimento de habilidades específicas para o ensino e fomentando principalmente a formação docente. O presente trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e tem a finalidade de relatar as experiências vividas perante o estágio supervisionado II e como a utilização do livro didático se tornou um facilitador para a formação docente. Deste modo, o exercício da atuação ocorreu em uma instituição de ensino pública situada no município de Cabedelo/PB, no ensino de ciências nos anos finais, 7º e 8º ano. As atividades desenvolvidas, sendo as regências como priori, tiveram uma abordagem mais contextualizada com a realidade do aluno, potencializando que os mesmos relacionassem o conteúdo no seu cotidiano, além disso, ocorre a aplicabilidade de ferramentas digitais, como Wordwall e Quizizz, estimulando a participação dos discentes nas aulas, ademais, durante a preparação da aula utilizou-se do uso do livro didático para o desenvolvimento da aula, tendo em vista sua contribuição ao descrever sugestões e orientações para êxito na regência, estimulando o estagiário a desenvolver saberes e experiências durante o período de atuação. A partir das vivências e experiências adquiridas durante a atuação do estágio, foi possível compreender e desenvolver aptidões, como estratégias pedagógicas visando à participação dos discentes e aprimoramento do saber profissional, como o intermédio do livro didático.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.