O CARÁTER SÓCIOPOLÍTICO DA LÍNGUA INGLESA: a interculturalidade e suas implicações na formação identitária dos alunos
Andrade, Ana Maria Lourenço de
Resumo
A língua inglesa (LI) atingiu seu ápice entre as demais línguas faladas no mundo devido à globalização, este processo a fez ser considerada como língua franca, a língua das relações políticas, diplomáticas, econômicas e etc. Com isso, algumas implicações surgem no campo do ensino de LI, aqui buscamos analisar a interculturalidade no ensino de LI e seu papel na formação identitária dos alunos(as). Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educação nacional, com ênfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo a questão intercultural, abordamos ainda obras de autores que colaboram para o diálogo entre os temas, a exemplo: Corbett (2003), Rajagopalan (2003), Fleuri (2007), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclusões advindas deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem diante do cenário globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da contínua busca por informações que possam agregar às práticas didático-pedagógicas do professor de LI frente à inclusão da interculturalidade em suas aulas uma vez que isto tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade. Com essa pesquisa, buscamos explorar esta visão sobre a questão intercultural ligada ao ensino de LI ainda pouco estudada, proporcionando um diálogo entre a formação escolar e identitária dos alunos, contribuindo cientificamente para o público que se interessa por esta área, dando visibilidade para os temas em questão afim de que mais pesquisadores se engajem em estudos com esta temática.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.