OS CONTOS COMO MEDIADOR DA ORALIDADE EM NÍVEIS BÁSICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA

DIAS, Érika Figueiredo

Resumo

O presente trabalho trata dos contos como mediador da oralidade, em níveis básicos, no ensino da língua espanhola. O objetivo do estudo é propiciar o desenvolvimento da habilidade de expressão oral em níveis básicos de proficiência em espanhol, capacitando os alunos a comunicar-se de forma eficaz e confiante em situações cotidianas, compatível com o nível que se encontra. A partir da exposição dos alunos à escuta de contos orais, mostraremos como a compreensão desses contos desenvolverá a habilidade oral nos níveis básicos no ensino da língua espanhola. Para conseguir desenvolver o estudo, fez-se necessário alinhavar uma série de teorias capazes de respaldar os objetivos aos quais nos propomos, como as contribuições sobre o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, em Gargallo (2010); Gómez (2003), no que tange à teoria relativa à expressão oral; Baralo (2011) e Krashen (1981), com o aporte teórico referente à aquisição de segundas línguas e, no tocante à abordagem comunicativa e o enfoque por tarefas, valemo-nos de estudos de Campos (2009) e Bygate (2001), respectivamente. O corpus desta pesquisa se baseia na contação de um conto da Editora Edelsa que trata de casos policiais, no nosso caso, mais especificamente, o conto “Lola”, do detetive Pepe Rey, de onde retiramos todo o conteúdo linguístico aplicado em sala de aula, a fim de promover subsídios suficientes, com vistas a estimular a prática oral dos alunos brasileiros de espanhol de nível básico, a partir de atividades propostas que direcionam suas falas e facilitam a aprendizagem da língua. Dessa maneira, podemos concluir se a nossa hipótese se corrobora, ou seja, se a aplicação das atividades propostas, de fato, propiciará terreno fértil para o uso da língua espanhola no público alvo selecionado.

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