PÓS-PANDEMIA: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E O USO DAS TECNOLOGIAS

Silva, Maria José Adelaide da

Resumo

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em diversos âmbitos, a respeito disso é válido destacar o campo educacional, em que pais, professores e alunos tiveram que rapidamente se adaptar às chamadas aulas remotas. Para o andamento dessas aulas, recorreu-se, então, ao uso das tecnologias, ferramentas, que se bem mediadas, podem oferecer diversos benefícios para o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, tendo em vista os pontos positivos da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) em sala de aula, o presente trabalho teve como objetivo analisar como ocorreu e como atualmente ocorre, pós-pandemia, o ensino de língua inglesa mediado pelas novas tecnologias, pontuando, assim, os desafios e as contribuições que esse período trouxe para o ensino, aprendizagem e o engajamento dos alunos nas aulas de inglês. Enquanto metodologia, trata-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo e transversal, que utilizou um questionário desenvolvido pelas pesquisadoras composto por onze questões distribuídas em objetivas e subjetivas, o qual foi aplicado via formulário do Google a dez professores de língua inglesa que atuam na educação básica. No que concerne aos resultados obtidos a partir da análise descritiva dos dados e análise de conteúdo, observou-se que embora tenham ocorrido algumas adversidades em relação à adaptação e ao uso das tecnologias no período remoto, os docentes de língua inglesa, cada vez mais, estão aliando o ensino de inglês às novas tecnologias, visando justamente promover aulas mais interativas, engajadas e consequentemente um aprendizado mais eficaz.

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