TECNOLOGIA E MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO USO DA SÉRIE CINEMATOGRÁFICA EXTR@
GUIMARÃES NETTO, Pedro Leite
Resumo
O objetivo deste artigo consiste em debater o desenvolvimento das novas metodologias de multiletramento no chão da escola, sobre os conceitos de letramento digital com o uso da Série Extr@ no processo de ensino das aulas de Língua Espanhola, destacando desafios e perspectivas das crenças dos recursos multimodais para o uso na educação contemporânea. O estudo se caracterizou como pesquisa qualitativa, tipificada como bibliográfica sob o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos, consistiu em estudo exploratório, tendo por base principalmente autores como Rogado (2007), Souza (2014) e Moran (2018), entre outros. A pesquisa evidenciou como resultado do estudo teórico, como o uso desses recursos podem melhorar a progressão de resultados e o interesse por o idioma pelos discentes no que diz respeito à inserção das tecnologias digitais no espaço escolar e ressaltou que estas podem, também, trazer possibilidades viáveis para o campo educacional com a perspectiva de melhoria dos déficits de aprendizagem e preparação dos alunos na progressão dos resultados das avaliações internas e externas da escola. Realçou ainda que o âmbito abordado provoca outras discussões e converge para a ampliação do trabalho como recurso didático a ser utilizado não somente como estudo, mas sim como prática cotidiana da praxe educacional de pesquisas sobre o uso e adequação das novas tecnologias na dinâmica das aulas. Por isso, enfatizou-se a importância de partir da compreensão sobre letramento digital, multimodalidade e multiletramento para, então, ampliar as concepções sobre o uso das séries na sala de aula, visto neste estudo como método eficaz a ser utilizado nas aulas de espanhol por professores deste componente curricular.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.