As metodologias ativas e o ensino de línguas adicionais: A Gamificação como potencializadora do processo de ensino aprendizagem de línguas.

CARNEIRO, Aliny Vieira

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) possuem uma notável presença na atualidade. E, no que diz respeito ao contexto educacional, este também tem sido sediado por benefícios/vantagens dos serviços oferecidos pelas ferramentas digitais. Alguns estudiosos, apontam que uma das áreas educacionais que mais apresenta interação com esses novos serviços é o ensino de línguas. O diálogo entre eles tem acontecido tanto por meio da internet quanto através de aplicativos móveis, que influenciam diretamente no processo de ensino-aprendizagem podendo ser incorporados a abordagens didáticas contemporâneas como as Metodologias Ativas. Essa abordagem, fundamentada a partir da concepção da Escola Nova, é pautada em uma aprendizagem ativa em que o aluno é protagonista do seu próprio aprendizado. A aprendizagem ativa apresenta muitas estratégias e entre elas está a Gamificação, o objeto de estudo da pesquisa cujo fundamento principal é o uso dos games como dinamizadores do ensino. O ensino através de jogos, principalmente os digitais, promove um ensino participativo e colaborativo, e muito embora ser uma estratégia atual e relevante, ainda enfrenta muitos desafios relacionados a sua incorporação. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar de forma críticareflexiva como a Gamificação, no contexto didático de ensino de línguas, pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, a pesquisa é fomentada através de um estudo qualitativo de cunho etnográfico. Seu desdobramento aconteceu por meio de uma intervenção com alunos do curso de graduação em Letras Português-Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba do 3º período. Os participantes, responderam a um questionário gerado no Google Forms, os gráficos obtidos serviram para a análise dos dados. Diante do exposto, a investigação busca promover um estudo analítico sobre os possíveis desafios e benefícios proporcionados pela inserção das ferramentas digitais incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais e, ainda, refletir sobre crenças a respeito da educação digital.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.