Estratégias de aprendizagem para o ensino de espanhol a distância: uma revisão sistemática da literatura.

Araújo, Ana Paula Marques de

Resumo

O presente artigo propõe uma revisão sistêmica da literatura, foi realizada em revistas catalogadas entre 2013 e 2020 na Plataforma Sucupira – Capes. O foco é investigar as experiências associadas às estratégias de aprendizagem no ensino de espanhol como língua estrangeira (LE) em ambientes de ensino a distância, com o intuito de identificar possíveis lacunas nesse cenário. A metodologia empregada adota os procedimentos de Kitchenham e Charters (2007) e Oliveira e Gomes (2015; 2016), estabelecendo questões, estratégias de busca, critérios de seleção e métodos de extração de dados. A pesquisa resultou na análise de 71 artigos provenientes de 10 revistas selecionadas de um conjunto inicial de 74 revistas. Essa seleção foi realizada através de palavras-chave específicas: estratégias de aprendizagem, ensino de espanhol, ensino de línguas estrangeiras, educação a distância (EaD) para localizar trabalhos vinculados à temática proposta. Destes artigos, 44 foram excluídos da análise e 27 abordavam as estratégias de aprendizagem no contexto de LE, promovendo reflexões não especificamente no eixo proposto. Notavelmente, dentro do escopo delimitado, nenhum artigo específico foi encontrado, evidenciando a necessidade de estudos mais aprofundados nesse domínio. O referencial teórico abrange diversas teorias sobre estratégias de aprendizagem, destacando as contribuições de estudiosos renomados, como Rubin (1975), Mayer (1988), Cohen (1990), e Oxford (1990). Além disso, são explorados trabalhos que abordam o ensino de espanhol como língua estrangeira (LE), e as contribuições de Maia e Mattar (2009) sobre educação a distância e as responsabilidades atribuídas aos estudantes nesse contexto. Diante da análise realizada, emerge uma clara escassez de estudos específicos sobre estratégias de aprendizagem no ensino de espanhol a distância, apontando para uma lacuna significativa na produção acadêmica. A revisão sistemática da literatura delineou um cenário desafiador, destacando a relevância de futuras investigações para preencher essa lacuna e aprimorar as práticas no ensino EaD do espanhol como língua estrangeira. Como ponto relevante destaca-se que a aplicação das categorias de estratégias diretas e indiretas propostas por Oxford (1990) podem fornecer um guia abrangente para otimizar a autonomia e eficiência dos alunos nesse cenário.

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