PARA ALÉM DO MUNDO DA LUA: O RELATO AUTOBIOGRÁFICO DA TRAJETÓRIA DE UM ESTUDANTE COM TDAH NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFPB, CAMPUS CABEDELO

Lima, Fernando Silva de

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que pode se manifestar a partir da infância se mantendo presente até a idade adulta. Ele se caracteriza por uma combinação principal de sintomas: a desatenção, hiperatividade e impulsividade que podem se apresentar de maneira desproporcional em cada indivíduo. A etiologia do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é multifatorial, envolvendo uma combinação de fatores genéticos, ambientais e sociais, juntamente com alterações na estrutura e no funcionamento cerebral. Esses diversos elementos contribuem para moldar a forma como cada pessoa com TDAH manifestará seus sintomas ao longo da infância e determinarão se esses sintomas irão persistir na vida adulta. O relato autobiográfico se caracteriza como uma pesquisa descritiva e com um viés biográfico, onde o autor produz um relato de sua trajetória pessoal. Trata-se de uma metodologia com a capacidade de estabelecer uma comunicação entre a dimensão individual e sociocultural. Ao adotar essa abordagem e utilizar fontes dessa natureza, o pesquisador conscientemente valida uma metodologia de pesquisa que reconhece a realidade social como um construto multifacetado, sendo moldado pelas experiências holísticas e integradas dos seres humanos. O método biográfico destaca-se por sua natureza subjetiva e qualitativa, afastando-se do esquema tradicional de formulação de hipóteses e verificação. Ao inicialmente transcender o quadro epistemológico estabelecido nas ciências sociais, esse método adota uma abordagem diferenciada. O presente trabalho se caracteriza como um relato autobiográfico da trajetória de um estudante com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), no curso de Licenciatura em Biologia em busca de sua formação acadêmica. A reflexão da trajetória do autor, baseia-se em sua transformação ao decorrer do curso, a partir das metodologias de ensino abordadas em sala de aula, nas relações de amizade como rede de apoio e permanência do estudante no curso, e na relação amorosidade aluno-professor envolvida no processo de ensino-aprendizagem e como esses fatores influenciaram no seu prosseguimento e sucesso ao concluir o curso de Biologia.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.