A MÚSICA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NA AULA DE ESPANHOL: recurso para a compreensão oral e auditiva do deficiente visual

Nascimento, Luciana Maria da Silva

Resumo

A educação passou por diferentes fases ao longo do tempo, sendo instituída através dos marcos legais que garantiram o direito à educação a todos na educação básica e superior e nas suas modalidades de ensino. Tornando-se, uma educação diversa e universalizada, portanto, uma educação que atenda a todas as necessidades educacionais específicas. No contexto atual da educação inclusiva, percebe-se que, embora tenha passado por várias etapas ao longo da história, ainda há muito que avançar. Em que, em uma sociedade cada dia mais conectada aos meios tecnológicos e informacionais é necessário que o indivíduo deficiente ou não, esteja em contínuo processo de aprendizado. Aprendendo a lidar com os novos desafios que surgem a cada momento, entre eles a aquisição de um novo idioma. Desse modo, o presente trabalho abordou a temática da música como objeto de aprendizagem, como recurso para a compreensão oral e auditiva na aula de espanhol para o público deficiente visual (cegos e baixa visão), bem como uma discussão acerca da sua utilização didática. A escolha do tema do presente artigo se deu pelo fato das vivências de uma pessoa com cegueira e professora de espanhol, o que despertou o interesse em investigar as literaturas que tratam da música como recurso didático-pedagógico para aprendizagem do espanhol para deficientes visuais. Assim, a pesquisa possui valor profissional e acadêmico, tencionando contribuir no constante debate da temática da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa-teórica, na qual foi realizada uma revisão bibliográfica acerca da temática música, formação de professores, o ensino do espanhol. educação inclusiva.

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