Relação parte-todo dos números racionais: levantamento bibliográfico de produções nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)
Silva, Lucas Bezerra da
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as tendências e abordagens da relação parte- todo dos números racionais, a partir de pesquisas publicadas nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), no período de 2010 a 2022. A pesquisa se caracteriza por ser de caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa. Temos como fundamentação teórica as pesquisas de Silva (2013) para os significados dos números racionais; Lima (2012), que discute as condições de existência de frações segundo Piaget e em Silva e Câmara dos Santos (2020), que propõem uma classificação para os tipos de figuras geométricas utilizadas para trabalhar a relação parte-todo dos números racionais. Na etapa inicial da pesquisa, foram utilizadas seis palavras-chaves, sendo selecionados 67 artigos. A segunda etapa contou com a leitura completa dos trabalhos para a identificação das pesquisas que trabalhavam a relação parte-todo dos números racionais, sendo selecionados 27 artigos. Concluímos que os trabalhos analisados se concentraram entre pesquisas do tipo diagnóstica, intervenção didática e análise documental ou de livro didático, demonstrando uma tendência em pesquisas que possuem uma relação direta com o ensino e a aprendizagem da relação parte-todo dos números racionais. Do ponto de vista dos sujeitos envolvidos nestes estudos, predominaram alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, professores pedagogos ou licenciados em matemática. A análise dos artigos evidenciou erros comuns entre estes sujeitos de pesquisa, apesar dos seus distintos níveis de estudo ou formação, como o uso do procedimento da dupla contagem; utilização da relação parte-parte; a falta de compreensão de que as partes (na relação parte-todo) devem, necessariamente, ser congruentes; dificuldades em relacionar as figuras com as suas representações numéricas e, por último, tendem a assumir a compreensão da fração como dois números sobrepostos. Outro ponto importante é o fato das pesquisas privilegiarem a relação parte-todo com quantidades contínuas, totalmente particionadas, com uso de materiais manipuláveis ou não, em detrimento das quantidades discretas. Além disso, verificamos que a relação parte- todo foi trabalhada mesmo quando os conteúdos abordados envolveram outros significados dos números racionais e até mesmo as operações aritméticas desse campo numérico para atribuir sentido aos procedimentos desenvolvidos por meio dos cálculos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.