O uso de materiais didáticos de manipulação no ensino de geometria

Almeida, Lucas Emanuel de Sales

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades da prática docente através da exploração do uso de materiais didáticos de manipulação na sala de aula de Matemática. A pesquisa está inserida no âmbito educacional através de instrumentos que se apropriem da exploração do visual tátil, como tentativa para a compreensão de conceitos abstratos. Nesse estudo, fizemos uma análise de literaturas e de documentos oficiais, cuja finalidade foi investigar as potencialidades dos materiais e seus impactos na prática pedagógica, além de suas limitações e contribuições, se usado de forma adequada pelo professor. Refletimos acerca dos saberes docentes que interferem diretamente na metodologia adotada no ambiente escolar, haja vista que esse fato é influenciado pela relação inerente as experiências de vida, bem como na formação inicial e continuada. Apresentamos um cronograma de aulas desenvolvido com alguns conteúdos de Geometria. Nesse sentido, durante o estudo de Geometria Plana, foram realizadas atividades didático-metodológicas que relacionavam o conteúdo em sua teoria a sua aplicação que pode estar presente no cotidiano do aluno. Os principais conteúdos explorados foram sobre o estudo de área, perímetro e construções geométricas em que estes tiveram a oportunidade de medir, manipular, reconhecer e diferenciar instrumentos de medidas, assim como na apropriação de técnicas de Desenho Geométrico como alternativa na representação de polígonos inscritos em uma circunferência. No âmbito da Geometria Espacial, a proposta enfatizou a transição entre plano e espacial no tratamento tridimensional. Nessa perspectiva, duas propostas foram desenvolvidas tais quais podemos citar: a confecção de esqueletos de sólidos, além da construção através de sua planificação em que os alunos tiveram condições de classificar, nomear, verificar possíveis regularidades e diferenciar o que é vértice, face e aresta. Posteriormente, mensurar e calcular a área (lateral e total), juntamente com seu volume aproximado, relacionando o concreto com o abstrato. Portanto, os resultados desse estudo colocam em evidência a importância do professor em sua prática docente, haja vista que apresentar outra metodologia de ensino que aprimore a testagem, execução, erros e acertos como alternativa fundamental no processo de ensino e aprendizagem é de grande relevância. Nesse sentido, a reflexão é um fator determinante que auxilia o professor-pesquisador na mediação com os alunos na sala de aula de Matemática. Ademais, almeja-se que este trabalho tenha contribuído para o pensamento da prática pedagógica, mediante o uso adequado de materiais didáticos de manipulação no cotidiano escolar, bem como seus desdobramentos na atribuição de significados, que pode ser potencializada pelas representações presentes na realidade de vida do aluno.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.