Jogos no ensino de botânica: uma análise dos anais do Conedu

Freitas, Maiza de Sousa

Resumo

O ensino de Botânica é considerado difícil por muitos alunos e até professores tem dificuldade em ministrar essa disciplina, isso por causa das suas nomenclaturas e por ser um conteúdo complexo de aprender. Essa situação faz com que ele comumente seja ministrado de maneira tradicional, o que torna a aula mais desestimulante e cansativa para os discentes. Diante disso, a utilização de metodologias ativas são estratégias que estão ganhando espaço na sala de aula, buscando um ensino voltado para o aluno como foco principal, além dele ser autônomo no seu próprio aprendizado. Diante do exposto, o objetivo geral do presente trabalho é compreender as principais estratégias de ensino publicadas no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que se utilizaram de jogos para auxiliar no processo de ensino aprendizagem de Botânica na Educação Básica. Como objetivo específico buscou-se identificar os tipos de jogos mais utilizados para o ensino de Botânica; verificar os conteúdos mais frequentes e os menos frequentes na abordagem de Botânica; analisar quais tipos de jogos foram mais eficientes, para promover a aprendizagem de Botânica. O trabalho teve como método a pesquisa bibliográfica, foram analisadas as edições IV até a edição IX que ocorreram de 2017 á 2023 respectivamente. Com a temática de jogos no ensino de Botânica foram encontrados apenas 9 artigos, entre eles 6 foram manuais, utilizando-se de cartas e tabuleiro, 1 digital baseado no programa show do milhão, guiz de perguntas e respostas, e 2 sequências didáticas, também manuais, como proposta de metodologias ativas. Referente aos conteúdos mais trabalhados obteve-se: “ciclo de vida das briófitas e pteridófitas”; “estrutura das plantas”; “evolução vegetal”; “características dos grupos das plantas”; “angiospermas”; “morfologia vegetal”; “reprodução e importância das plantas medicinais”. O presente trabalho contribui para que os professores tenham um conhecimento sobre o que está posto na literatura sobre jogos no ensino de Botânica. Contribui também como inspiração para usufruir de tais metodologias em sala de aula, portanto, é interessante que essas metodologias sejam empregadas em temáticas distintas e complexas como a Botânica, para que assim a disciplina seja mais valorizada pelos discentes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.