A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Santana, Daniella Mendes de

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência de Estágio Supervisionado em ciências no Ensino Fundamental anos finais como parte integrante das atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo, uma vez que esse é de grande importância na formação docente, de forma objetiva e com o apoio de professores profissionais. O estágio ocorreu entre os meses de maio a setembro de 2021 em uma escola da rede pública municipal de Cabedelo-PB. Foi realizado de forma remota devido ao distanciamento causado pela pandemia de Covid-19, contabilizando 10 horas de regência no Ensino Fundamental na disciplina de Ciências da Natureza. As aulas foram planejadas de acordo com o planejamento do professor supervisor e tomando como guia a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As turmas escolhidas foram o 7º e o 8º ano. Foram realizadas duas observações, uma em cada turma. Posteriormente foi feito todo o planejamento juntamente com o professor supervisor, e realização das dez regências. Foram elaborados slides ilustrativos, slides narrados, vídeos didáticos do Youtube, materiais de estudos para os alunos e apresentação de slides e aplicação de atividades preparadas através de plataformas variadas como o Google Formulários Quizizz, Youtube, Kahoot., para produção, organização e apresentação dos conteúdos para as aulas foi utilizado a plataforma de design Canva . As aulas foram realizadas na forma online utilizando a ferramenta Google Meet. As ferramentas digitais mostraram resultados satisfatórios para os alunos, sendo Kahoot e apresentação de vídeo os recursos digitais mais eficientes no ensino remoto por promover maior interação entre professor e aluno. Diante disso, foi possível com esse trabalho a reflexão acerca das experiências em lecionar em turmas de Ensino Fundamental, sendo observadas as diversas possibilidades da utilização de ferramentas tecnológicas como suporte para o ensino, tornando uma experiência positiva.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.