TEORIA E PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGOGIA E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO ACADÊMICA DE UM EDUCADOR

Silva, Gabriel Cavalcante da

Resumo

Para uma boa formação acadêmica são necessárias duas coisas: o conhecimento teórico que é aprendido através de livros, artigos e outros meios e o conhecimento prático que é aprendido no exercício diário de uma atividade ou função. Nesse ponto o presente trabalho, intitulado “Teoria e prática na residência pedagogia e suas influências na construção acadêmica de um educador”, visa relatar a experiência pessoal no Programa Residência Pedagógica, destacando a articulação entre teoria e prática na formação docente e seu impacto na construção da identidade profissional como futuro educador. Tal análise foi feita através da metodologia de estudo descritivo e com uso de um relato de caso, vivenciado enquanto residente no Programa Residência Pedagógica em uma escola pública de Ensino Fundamental com alunos do 6° ao 9°ano. No presente estudo são abordadas desde as observações e práticas das atividades pedagógicas até as habilidade aprimoradas, tais como didática no modo de dar aula e comunicação no contexto escola, construção da identidade como futuro profissional da área da educação, assim como também as dificuldades enfrentadas em todo o processo como formação da identidade proficiência e contraste enfrentado diante da teoria e a prática vivenciada.

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