A linguagem do professor de matemática e sua importância no processo de ensino e aprendizagem do aluno
Feliciano, Bruna Alves
Resumo
O presente trabalho analisou a influência da linguagem Matemática utilizada pelo professor em sala de aula, destacando como obstáculos nesse processo a complexidade dos conceitos matemáticos, a utilização da linguagem formal da disciplina e a língua nativa dos alunos. Muitas dificuldades de compreensão podem ser atribuídas à forma como os conceitos matemáticos são abordados em sala de aula. A fundamentação teórica baseou-se em estudos sobre a importância da linguagem Matemática na construção do conhecimento, destacando a necessidade de estratégias didáticas que promovam a clareza na abordagem dos conteúdos matemáticos. Para a realização da pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa, envolvendo a aplicação de questionários a professores e alunos de uma escola pública situada no município de Riachão do Bacamarte – PB. O questionário tinha como objetivo principal identificar qual era o perfil dos professores, analisar o impacto da comunicação e interação em sala de aula, investigar o uso da linguagem Matemática no ensino, a percepção dos alunos sobre a linguagem Matemática, compreender o nível de confiança dos alunos para participar das aulas e coletar sugestões para melhorar a comunicação do professor. A análise dos dados revelou que, embora os professores reconheçam a importância da comunicação no ensino da Matemática, ainda há desafios quanto à adaptação da linguagem às necessidades dos alunos. Além disso, observou-se que a falta de compreensão no conteúdo abordado pode comprometer o desempenho e a participação dos estudantes, reforçando a importância de metodologias mais interativas. Por fim, o estudo concluiu que a linguagem Matemática desempenha um papel central na aprendizagem, sendo essencial que os professores desenvolvam práticas pedagógicas que conciliem a linguagem técnica da disciplina com formas de comunicação mais acessíveis, promovendo um aprendizado mútuo e garantindo um ensino eficaz.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.