PERGUNTAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: caminhos para potencializar a aprendizagem ativa no processo de ensino-aprendizagem

De Oliveira, Isabelly

Resumo

Esta pesquisa nasce a partir da inquietação levantada no processo de ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras, ao perceber-se que o alunado anseia por processos ativos do conhecimento que gerem interação com a sua individualidade. Por conseguinte, levantou-se a seguinte questão norteadora: Como ensinar a língua Inglesa potencializando a ação do alunado em sua própria aprendizagem? Indagação esta, que serviu de apoio para a criação de sugestões de ‘Perguntas temáticas’ que estimulassem o interesse proativo dos estudantes, baseadas na quadra ‘família - sustentabilidade - saberes - valores humanitários’ e para a realização dos momentos de atividades, foi elaborado um ‘Roteiro de aulas’ propondo um modelo para a utilização de uma das ‘Premissas Educacionais (ideias iniciais de um raciocínio)’ e suas ‘Perguntas Temáticas’. O objetivo geral deste trabalho é sugerir questionamentos que levem o aluno a potencializar a aprendizagem ativa no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Para esse propósito, trazemos os teóricos Arjulayana (2018) Barbosa (2013), Freire (1979), Prodanov e Freitas (2013), Silva e Pantoja (2023) e Valente (2017). O presente trabalho se trata de uma pesquisa exploratória e um estudo qualitativo, além de incluir sugestões de aulas expositivas e dialogadas, atividades diagnósticas e avaliativas que se seguem no ‘Roteiro de aulas’ estabelecido; esta pesquisa também utiliza fontes bibliográficas para o desenvolvimento das discussões e construção de possíveis sugestões para a construção do conhecimento entre docentes e estudantes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.