O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E A ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Vieira, Ione Michele Adelaide

Resumo

O presente trabalho consiste em uma reflexão sobre o processo de aquisição da linguagem e a abordagem comunicativa associada ao ensino de línguas estrangeiras, contextualizando-os com as principais teorias que os fundamentam. Em assim sendo, o texto articula-se de modo a apresentar as principais características da Abordagem Comunicativa, demonstrando como ela funciona na prática e evidenciando os seus êxitos e falhas no que se refere ao cumprimento de seus objetivos, ou seja, na aprendizagem de uma língua estrangeira, seja ela oral, escrita, ou ambas simultaneamente. Além disso, o presente estudo objetiva enfatizar a comunicação como um conjunto de competências que o aluno adquire progressivamente durante sua formação. Mostra também que o mais importante não é saber sobre o sistema linguístico, mas o que se pode fazer com a linguagem no mundo real. Nessa perspectiva, considerando o aluno como ser social representante da sociedade onde está inserido e que faz uso da língua para se firmar como verdadeiro sujeito da linguagem, a interação deve ser concebida como fator primordial para que a aprendizagem aconteça. A pesquisa transcorreu de forma qualitativa com levantamento de dados bibliográficos sobre o tema, comparações e análise das informações. O referencial teórico foi respaldado pelas contribuições de Lightbown e Spada (2013) sobre as teorias da aprendizagem de línguas estrangeiras, Krashen (1981), com o aporte teórico referente à aquisição de segundas línguas e no tocante à abordagem comunicativa e Almeida Filho (2002) com suas contribuições sobre o ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.