Estatística no ensino médio: aplicação de sequência didática baseada nas dificuldades de aprendizagem de uma turma do 3º ano

Galdino, Dennis Oliveira

Resumo

Este trabalho aborda o ensino de estatística no ensino médio, com foco na elaboração e aplicação de uma sequência didática contextualizada, desenvolvida a partir de um diagnóstico das dificuldades de aprendizagem de uma turma do 3º ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande-PB. O desenvolvimento do trabalho envolveu a aplicação de um questionário diagnóstico, análise documental de desempenho e observações em sala, identificando barreiras e a necessidade de estratégias inclusivas. A sequência didática proposta, testada em uma aula experimental, priorizou atividades práticas, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. O objetivo geral é elaborar uma sequência didática que promova a compreensão conceitual e a aplicação prática de conteúdos estatísticos, alinhada às competências da BNCC. Os objetivos específicos, em ordem de importância, incluem: (1) identificar e analisar as dificuldades específicas dos alunos do 3º ano em estatística, utilizando questionários, observações e análise de desempenho; (2) produzir um material didático acessível e aplicável para professores e alunos, com atividades progressivas e recursos tecnológicos; (3) testar a eficácia da sequência didática. Os capítulos auxiliares complementam o desenvolvimento do trabalho. O Capítulo 2 define a estatística como ciência, destacando suas aplicações sociais e a distinção entre estatística descritiva e inferencial, fundamentando a relevância do letramento estatístico. O Capítulo 3 contextualiza a estatística no ensino médio, analisando sua evolução histórica e integração na área de Matemática e suas Tecnologias da BNCC, com ênfase em habilidades como análise de dados e probabilidade. O Capítulo 5 detalha a estrutura da sequência didática, com atividades práticas e fundamentação pedagógica baseada em aprendizagem ativa (IBL e PjBL) e tecnologia. O Capítulo 6 apresenta a análise dos resultados do questionário, revelando maior confiança em estatística descritiva, dificuldades em probabilidade e preferências por métodos ativos, além da necessidade de inclusão.

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