Uso do astrolábio caseiro como recurso didático no ensino de astronomia

Morais, Matheus de Souza

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal apresentar uma proposta metodológica acessível para o ensino de Astronomia por meio da construção e utilização de um astrolábio caseiro, integrando teoria e prática em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Cícero dos Anjos, localizada em São Vicente do Seridó – PB, durante a disciplina eletiva “Viagens pelo Cosmos”. A metodologia adotada consistiu em uma sequência didática que aborda a contextualização histórica do astrolábio, oficina de construção do instrumento e uso do aplicativo SkyMap para observação e localização de corpos celestes. Os resultados mostraram que mais de 73% dos alunos nunca haviam tido contato com instrumentos e softwares astronômicos, mas demonstraram grande interesse e envolvimento durante as atividades. A construção do astrolábio e o uso do SkyMap contribuíram para tornar o aprendizado mais significativo e interativo, despertando a curiosidade científica e promovendo o protagonismo estudantil. O astrolábio caseiro é uma alternativa didática de baixo custo e alto potencial pedagógico, capaz de enriquecer o ensino de Física e Astronomia na escola pública, tornando o processo de aprendizagem mais prático, acessível e inspirador.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.