Química forense como ferramenta didática no ensino de química: perspectivas e aplicações
Freitas, Aline Souza de
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar os trabalhos realizados entre 2020 e 2025 que utilizaram a química forense como estratégia didática, observando seu potencial de tornar os conteúdos de química mais atrativos a partir de sua relação direta com o cotidiano. Essa pesquisa, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, baseou-se na análise de nove artigos publicados em português e desenvolvidos em escolas públicas ou privadas em turmas do ensino médio. A maioria dos trabalhos foram realizados em instituições públicas com alunos dos anos finais dessa etapa escolar e utilizaram metodologias como gamificação, estudo de caso e aprendizagem baseada em problemas. Houve preferência em abordar a técnica de coleta de impressões digitais, presente em oito dos nove artigos, devido sua praticidade. Foi observado que houve um maior engajamento e participação dos alunos, apesar das limitações. A inserção da química forense no contexto escolar torna as aulas mais atrativas e dinâmicas, estimulando os alunos a participarem ativamente na construção do conhecimento.
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