SAEB e qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática da EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo
Costa, Bruna Fernanda Nóbrega da
Resumo
O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso é analisar os resultados de Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do ano de 2023, das turmas do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Sandoval Rubens de Figueiredo, devido a ter sido a única escola da rede municipal de ensino de Várzea/PB em que foi aplicado o SAEB no ano de 2023, para entender o que revelam da qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática nessas séries. Paralelamente, assimilar como esses fatores são relacionados pelos profissionais da educação (Secretário Municipal de Educação, diretor e professoras de Matemática do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental). Trata-se de uma pesquisa de procedimento documental e de campo, que tem objetivo descritivo e abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi feita através do Boletim da Escola, disponibilizado pelo site do SAEB do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Também por entrevista estruturada realizada com os profissionais da educação ressaltados. Já a análise dos dados aconteceu referenciando-se na etapa “análise dos dados coletados”, que corresponde à terceira etapa da pesquisa documental. Bem como na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados de Matemática do SAEB do ano de 2023, das turmas do 5º e do 9º ano do EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo, respectivamente, evidenciam um crescimento de 21,76 pontos e um decréscimo de 5,32 pontos no desempenho médio na área do conhecimento e/ou disciplina mencionada, em relação às turmas do ano de 2021. Nenhum aluno da turma do 5º ano do Ensino Fundamental ficou posicionado nos níveis de menor proficiência, tal como no nível de maior proficiência. Um quantitativo grande, 46% dos alunos, da turma do 9º ano do Ensino Fundamental ficou posicionado nos níveis de menor proficiência, correspondendo a doze alunos. As entrevistas estruturadas apontam que os profissionais da educação têm pouco conhecimento acerca do SAEB e relacionam como fiéis e até mesmo esperados os resultados do SAEB tidos como referência para este trabalho com a qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática nessas séries. Conclui-se, com os achados desta pesquisa, ser necessário rever o ensino e a aprendizagem de Matemática das turmas do 5º e do 9º ano do EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo para melhorar a qualidade desses processos.
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