A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da matemática: estado da arte das produções acadêmicas (2020-2024)
Silva, Rafael Pereira da
Resumo
A aprendizagem da Matemática no Brasil enfrenta desafios relacionados a metodologias tradicionais, pouco atrativas para os estudantes. Nesse cenário, a gamificação surge como estratégia capaz de potencializar o engajamento e tornar o ensino mais significativo. O objetivo deste estudo é analisar como as produções acadêmicas têm abordado a aplicação da Gamificação como metodologia ativa no ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, investigando suas formas de utilização, bem como as potencialidades, desafios e limitações dessa estratégia no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica do tipo estado da arte, utilizando artigos publicados entre 2020 e 2025 na base de periódicos da CAPES. Os resultados apontaram que a gamificação contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, resolução de problemas e maior motivação discente, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Contudo, identificaram-se obstáculos como carência de infraestrutura tecnológica, insuficiência de formação docente e dificuldade em manter o engajamento contínuo. Conclui-se que sua efetividade requer planejamento intencional, suporte pedagógico e recursos adequados.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.