A importância dos jogos matemáticos para o processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos

Costa, Tiago dos Santos

Resumo

Este trabalho aborda a importância dos jogos matemáticos como estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Considerando as especificidades desta modalidade e as dificuldades frequentemente associadas à matemática, buscou-se analisar como a abordagem lúdica pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa e inclusiva. O objetivo geral foi analisar as contribuições do uso de jogos matemáticos para o processo de ensino e aprendizagem na EJA. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que consultou livros, artigos científicos, dissertações, teses e documentos oficiais. Os principais resultados apontam que os jogos matemáticos, quando bem aplicados e mediados pelo professor, aumentam a motivação, desenvolvem o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a resolução de problemas, além de promoverem habilidades socioemocionais. Conclui-se que os jogos são uma ferramenta pedagógica valiosa para a EJA, capaz de ressignificar a relação do aluno com a matemática, embora sua eficácia dependa de um planejamento intencional e da superação de desafios como a falta de recursos e a necessidade de formação docente específica.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.