Reinventando a botânica em sala de aula: sequências didáticas ativas para o ensino médio com foco em metodologias ativas
Alves, Kelma Layara Pereira
Resumo
O ensino de Botânica no Ensino Médio enfrenta desafios como a desmotivação dos alunos e a predominância de abordagens tradicionais, que dificultam a aprendizagem dos discentes. Este estudo propõe sequências didáticas (SDs) com estratégias ativas para o 2º ano do Ensino Médio, alinhadas à BNCC. O percurso metodológico do estudo perpassa pela a pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória, que seguiu quatro etapas: análise da BNCC e de referenciais teóricos, seleção de conteúdos e público-alvo, escolha das metodologias ativas e elaboração e validação das SDs. Foram desenvolvidas quatro SDs sobre diversidade do Reino Plantae, morfologia vegetal, morfofisiologia de angiospermas e germinação, integrando recursos tecnológicos, atividades práticas e de campo. As sequências didáticas visam a favorecer o protagonismo e articular a teoria e prática e constituem um recurso valioso para a prática docente, com potencial para superar o ensino tradicional e promover uma aprendizagem significativa e engajadora para os estudantes.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.