Integração entre história da matemática e softwares digitais: uma abordagem para o ensino de demonstrações clássicas

Sá, Mayan Vilar Dantas de

Resumo

O presente trabalho aborda a importância das demonstrações matemáticas, frequentemente negligenciadas no ensino tradicional, destacando o uso das tecnologias como uma alternativa para tornar esse processo mais atrativo. Para isso, foram analisados os históricos teoremas de Pitágoras, Tales, Euclides e Herão, explorando suas demonstrações em diferentes softwares, entre eles GeoGebra, Desmos Geometry, Polypad e Microsoft Excel. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, baseou-se em levantamento bibliográfico e na reprodução interativa das demonstrações em ambientes digitais. Os resultados evidenciam que os recursos digitais utilizados são muito eficientes na construção e visualização das demonstrações, possibilitando construir e interagir com os teoremas analisados de forma simples e interativa. Conclui-se que a integração entre história da matemática e tecnologia possui um grande potencial pedagógico, oferecendo novas formas de explorar e compreender conceitos matemáticos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.