Caminhos interdisciplinares entre a matemática e a química: um estudo bibliográfico e uma proposta envolvendo estequiometria
Farias, Idaiane de Lima
Resumo
Este artigo apresenta um estudo bibliográfico cujo objetivo é analisar produções acadêmicas relacionadas à interdisciplinaridade entre Matemática e Química no Ensino Médio, publicadas entre 2018 e 2024, com foco nas dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos que tenham relação direta com a Matemática. A busca pelas fontes se deu por meio do levantamento nas bases de dados acadêmicas como SciELO, Google Scholar e o portal da CAPES, realizadas nos meses de junho e julho de 2025. A partir do estudo sistemático das fontes selecionadas, cruzadas com o que os parâmetros e documentos de base nacional e com o que os currículos de Química e Matemática preconizam, percebeu-se que, embora haja avanços no reconhecimento da importância da articulação entre as disciplinas, ainda existem lacunas em práticas pedagógicas interdisciplinares concretas, na formação docente e nas estratégias didáticas e metodológicas, sobretudo às ligadas à contextualização dos conteúdos. A partir daí, visando responder à problemática apresentada, oferecemos uma proposta para o tema estequiometria e, ainda, destacamos brechas para investigações futuras, como a construção de materiais integrados e o impacto da formação continuada docente na efetivação de abordagens interdisciplinares.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.