Tecnologias digitais no ensino de matemática na educação de jovens e adultos (EJA): ainda uma utopia.

Coutinho, Isabel do Nascimento

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as tecnologias digitais podem contribuir para o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando potencialidades, desafios e o tratamento dado à questão pelas políticas públicas. O estudo parte da constatação de lacunas na formação docente para atuação específica nessa modalidade de ensino. Fundamentado nos referenciais de Kenski (tecnologia educacional), Fonseca (educação matemática na EJA), Di Pierro (políticas públicas) e Haddad (direito à educação), o trabalho realizou uma revisão sistemática da produção acadêmica recente, examinando 11 trabalhos entre teses, dissertações e artigos científicos coletados nas principais bases digitais brasileiras. A análise revela uma tensão fundamental onde, por um lado, as tecnologias podem funcionar como ferramentas de autoria estudantil e mediação dialógica, permitindo que os educandos articulem conceitos matemáticos formais com seus saberes experienciais; por outro, essa potencialidade esbarra em obstáculos estruturais como infraestrutura tecnológica precária, conectividade insuficiente, formação docente inadequada e políticas públicas descontínuas. As considerações finais indicam que a superação da visão meramente instrumental das tecnologias exige compreendê-las como ferramentas de mediação cultural e emancipação, o que demanda investimentos em infraestrutura, formação docente adequada e políticas públicas articuladas.

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