Promoção de inclusão e ressocialização por meio de salas de aula nos sistemas prisionais: uma revisão integrativa
Sousa, Ubiracy Mendes de
Resumo
Essa pesquisa apresenta um estudo em forma de revisão integrativa que busca compreender como as salas de aulas podem realizar inclusão e ressocialização de detentos do sistema prisional. A escolha do tema relaciona-se com a necessidade de se investigar como os professores desenvolvem suas aulas no ambiente prisional e os impactos provocados na aprendizagem dos estudantes presos. Durante a revisão integrativa, método desta pesquisa, foram identificados 15 artigos cientifícos, sendo que 11 artigos foram selecionados para leitura exploratória dos resumos e, então, selecionados 05 artigos, que foram lidos integralmente e selecionados como objeto de estudo, por apresentarem aspectos que respondiam à questão norteadora desta revisão. Desta forma, concluiu-se que a educação no sistema prisional atualmente não é algo suficiente, diante de todas as dificuldades que são encontradas em relação à falta de estrutura, que abrange materiais didáticos adequados, salas de aulas propícias e uma equipe escolar especializada. Espera-se, no final dessa pesquisa, contribuir com a reflexão sobre o ensino nos presídios, para que possam perceber os desafios e perspectivas de ensino e aprendizagem nesse espaço.
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