Desempenho escolar: uma análise do IDEB dos municípios da 8ª GRE da Paraíba
Silva, Francione Gomes
Resumo
As avaliações externas tornaram-se referência para o planejamento, estruturação de metas e comparações nacionais e internacionais da educação brasileira. O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro, com base na combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é investigar as desigualdades nos resultados do Índice de Ideb nas escolas que compõem a 8ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba - GRE, a partir dos dados obtidos nas últimas 10 edições. Para isso, será analisado o cenário do Ideb no âmbito da 8ª GRE da Paraíba, bem como os índices obtidos pelos municípios nas três fases da educação básica pelos diferentes sistemas/redes de ensino. A rede pública de ensino da 8ª GRE da Paraíba é composta por 70 escolas da distribuídas em 11 municípios, com predominância das redes municipais sobre a estadual. Os municípios com maior número de escolas e matrículas são também os mais populosos, como São Bento e Catolé do Rocha. O desempenho geral das escolas públicas da região melhorou ao longo dos ciclos avaliados, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, com destaque para municípios como Bom Sucesso, que superaram as metas estaduais em várias edições. No entanto, os anos finais do fundamental e o ensino médio ainda enfrentam dificuldades para atingir as metas, com crescimento mais lento e variações. Esses resultados indicam que, apesar dos avanços, ainda há necessidade de políticas públicas focadas na equidade, acompanhamento individualizado e superação das desigualdades regionais para garantir a melhoria contínua da qualidade da educação na Paraíba.
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