Tecnologia digital para promoção do ensino e aprendizagem na educação básica

Gomes, Hosana Silva de Oliveira

Resumo

Este trabalho buscou responder como se dá o uso das tecnologias digitais por professores para o ensino e aprendizagem na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) de uma escola estadual em Olinda/PE, analisando as formas de utilização, as potencialidades exploradas e as limitações percebidas no contexto prático. De abordagem quantitativa e natureza de pesquisa de campo, os dados foram coletados por meio de um questionário online de 15 questões junto a 18 professores. Os principais resultados demonstram que as TICs são utilizadas predominantemente de forma instrumental, como suporte à transmissão de conteúdo (apresentação de slides e vídeos, 83,3%) e para busca de recursos visuais, sendo a frequência de uso pontual ("algumas vezes por mês", 72,2%). O potencial transformador para personalização e aprendizagem ativa é minimamente explorado. O maior desafio percebido pelos docentes é a falta de infraestrutura tecnológica adequada (94,4%), seguido pela falta de tempo para planejamento e a dificuldade em gerenciar a atenção dos alunos online (44,4% cada). A formação pedagógica para o uso das TICs é majoritariamente autoavaliada como básica (50%), e o suporte institucional é quase inexistente. Conclui-se que a apropriação tecnológica não transcende o uso tradicional, e a conversão do potencial teórico das TICs em prática pedagógica intencional é impedida por severas barreiras estruturais (infraestrutura) e institucionais (ausência de suporte e formação pedagógica continuada).

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.