Práticas de Educação Ambiental: uma análise nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPB Cabedelo

Cruz, Alvimar Duran da

Resumo

O presente trabalho de dissertação é requisito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT e resultado de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer as práticas e a adesão de educadores e alunos à Educação Ambiental nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus Cabedelo. Os dados foram levantados através de questionários aplicados a professores e estudantes, sistematizados em categorias e submetidos à análise de conteúdo. Concluímos que a Educação Ambiental nos referidos cursos se dá sobretudo por meio de projetos integradores, em cujas práticas se verifica a transversalidade e a interdisciplinaridade. No caso específico do curso de Meio Ambiente, a grade curricular contém disciplinas específicas sobre educação ambiental. Os projetos integradores são bem vistos pelos professores e estudantes participantes da pesquisa, porém não envolvem a totalidade dos discentes e docentes, sendo necessário que se busque alternativas para garantir a participação de todos. Algumas dificuldades foram apresentadas, especialmente relacionadas à sobrecarga de disciplinas nos referidos cursos, o que gera desmotivação e falta de tempo para que o ensino ambiental seja efetivo e atinja os resultados esperados. Os professores apresentaram propostas de melhorias que demandam uma revisão curricular por parte da escola. O produto educacional, no formato de blog, foi submetido à avaliação dos docentes e discentes que participaram da pesquisa, sendo indicado como fonte de consulta e material de apoio às práticas pedagógicas. Ao final, oferecemos algumas proposições a serem avaliadas pela escola, com vistas a superar as dificuldades e inadequações reveladas pela pesquisa e melhorar os resultados dos processos de ensino e aprendizagem da Educação Ambiental.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.